Marketing

5 dicas para quem quer Aprender Inbound Marketing

5 dicas para quem quer Aprender Inbound Marketing

Inbound Marketing

O mercado de inbound marketing não para de crescer, muitas empresas já estão implementando, outras colhendo resultados concretos e muitas outras percebendo que só irão conseguir crescer, de maneira consistente, implantando uma estratégia concreta de marketing de conteúdo.

No entanto, praticamente todas as empresas que conheço, possuem vagas em aberto na área e tem muita dificuldade em encontrar profissionais capacitados para exercer a função.

Por outro lado, vejo muita gente querendo trabalhar com inbound marketing, porém ainda não está pronto para entregar os resultados que as empresas almejam.

Uma parte por não existir formações que preparem de verdade para a rotina de um operação de inbound marketing. Quem conhece e está se destacando, ou aprendeu fora do país, ou estudou por conta própria.

Se você está buscando se aprimorar nessa disciplina, esse artigo foi escrito para você! Separei 6 dicas de como aprender sozinho inbound marketing e dominar a máquina de geração de demanda.

No meu canal eu publico vídeos todas semana que se destinam a ensinar justamente isso.

1 – Acompanhe o blog de quem sabe fazer

Tudo que aprendi sobre inbound marketing foi basicamente com duas empresas; resultados digitais e rockcontent. Tive a oportunidade de receber mentoria de dois fundadores de ambas as empresas e fiquei alguns dias dentro de suas operações.

Hoje, infelizmente, essa mentoria não é mais tão acessível nem mesmo conhecer suas operações é fácil. Por outro lado nunca existiu tanto conteúdo disponível. Se inscreva no blog e leia tudo que eles publicaram, vale mais que um MBA.

2 – Replique o trabalho de blogs de sucesso

Quando eu comecei a fazer inbound tudo que eu fazia era adaptar o conteúdo dos outros para o meu contexto.

Fiz Landing pages baseada nas da RD, escrevi nutrição baseado em e-mails da Rockcontent e sempre que podia me inscrevia em um novo conteúdo de terceiros. Com as devidas alterações, sempre funcionou para mim.

Experimente fazer esse teste. Lembre sempre de alterar o conteúdo para o seu contexto. Não adianta simplesmente copiar, é necessário adaptar.

3 – Tire todas as certificações

Existem diversas certificações disponíveis na internet que irão te ajudar a entender mais sobre o tema. Algumas gratuitas e outras pagas, cada centavo e tempo investido vai valer a pena para dominar o assunto.

Algumas que eu indico são:

4 – Use relatórios do Marketing Grader em seus sites preferidos

Para aprender como está o marketing realizado por suas empresas preferidas, use o relatório do Marketing Grader.

O relatório examinará o website, as páginas de mídia social, o blog e a estratégia para dispositivos móveis de uma empresa e fornecerá uma nota junto com recomendações para melhorar a pontuação.

Executar esse relatório ajudará a examinar melhor o que está funcionando e o que não está funcionando para empresa .

Depois, faça de conta que você trabalha para a empresa e que precisa corrigir sua pontuação do Marketing Grader. O que você faria?

Crie mock-ups, novas cópias e tudo que você achar que poderia melhorar a pontuação. Isso ajudará a obter mais prática em inbound marketing.

 

5 – Deixe seu trabalho ser criticado no Inbound.org.

Experimentou navegar no Inbound.org? Ele é uma comunidade fantástica de profissionais de inbound marketing. Nele é possível encontrar muito conteúdo útil e conectar-se com outras pessoas no setor. Exite um grupo brasileiro!

Um dos recursos mais legais do website é a capacidade de solicitar feedback.

Envie um link e uma imagem de uma peça de marketing que você gostaria que fosse criticada (páginas de entrada, e-mails, publicações de blog, publicações sociais, etc.), que a comunidade dará dicas sobre pontos a melhorar.

Eles podem até marcar a imagem enviada para fornecer pontos detalhados e muito específicos de feedback.

Aprender inbound não acontece da noite para o dia, porém existem diversos recursos gratuitos e úteis por aí que podem alavancar seu aprendizado.

Qual dica você incluiria nessa lista?

Já se inscreveu no meu canal? Toda terça e quinta tem um novo vídeo para te ajudar a dominar inbound marketing.

Thiago Reis

Thiago Reis criador do maquinadecrescimento.com. Ao longo dos últimos 10 anos atuou na construção de empresas e times vendas e marketing que ajudaram empresas de tecnologia a alavancar seu crescimento. É graduado em Gestão Empresarial e especialista em Gerenciamento de Projetos, inside sales, inbound marketing e implantação de metodologias de crescimento.